domingo, 29 de agosto de 2010

CORPAer - Comando de Radiopatrulhamento Aéreo da Polícia Militar de Minas Gerais




por Irlete Gomes


Considerada uma das mais importantes e operacionais unidades parapúblicas do Brasil, o CORPAer - Comando de Rádiopatrulhamento Aéreo da Polícia Militar de Minas Gerais foi uma das primeiras unidades policiais a adotar o helicóptero no apoio ao combate ao crime e suporte aos cidadãos nos grandes centros urbanos brasileiros.

Ativado em 27 de Janeiro de 1987 o CORPAer possui uma frota de 6 aeronaves, conhecidas como “Pégasus”, Helibrás AS 350B2 Esquilos (PP-EJJ/ “Pégasus 07”, PP-EJK/ “Pégasus 08”, PP-EJL “Pégasus 09”, PP-EJM/ “Pégasus 10” e PP-EJN/ “Pégasus 11”).

Até o início de Setembro de 2005 todas as aeronaves estavam centralizadas sob o comando do Batalhão de Rádiopatrulhamento Aéreo e estavam baseadas em Belo Horizonte, porém buscando maior eficiência operacional foram criadas Unidades Aéreas como a 3ª CORPAer em MONTES CLAROS.

Multifunção por natureza

Além de realizar suas funções policiais, executa missões SAR , EVAM (Evacuação Aeromédica), patrulhamento florestal em apoio ao IEF (Instituto Estadual de Florestas) e combate a incêndios.

AS 350B2 equipado com o Bambi Bucket, um reservatório de 545 litros é fixado ao gancho ventral da aeronave e permite a liberação de água ou aditivos químicos sobre focos de incêndio, em auxílio às equipes do Corpo de Bombeiros Militar.

Seja qual for a situação, perseguir criminosos ou salvar vidas, os integrantes da 3ª CORPAer estão sempre prontos para cumprir sua missão, tornar o Norte de Minas mais seguro.

fonte  portal-pm/corpaer


Sgt Mário, Sgt Xavier, André, Cap Simão, Ten Saulo e Sgt Aguilar

Homenagem do André Policial aos colegas do "AR"

Nenhum comentário:

Postar um comentário