domingo, 22 de agosto de 2010

SEGURANÇA PÚBLICA; "O Brasil pede socorro!

VIOLÊNCIA NO RIO DE JANEIRO É DESTAQUE NA IMPRENSA INTERNACIONAL

O episódio do tiroteio entre um grupo de homens armados seguido pela invasão de um hotel de luxo em São Conrado, zona sul do Rio de Janeiro, no sábado foi destaque em vários veículos da imprensa internacional.


por Irlete Gomes


Policiais cercam a entrada do hotel enquanto hóspedes deixam o local
(créditos - Felipe Dana/AP)

O jornal espanhol "El País" destaca as declarações do presidenciável José Serra (PSDB), que estava no Rio, e criticou o que chamou de "precária política de segurança pública" do governo federal. O "El País" ressalta também o comentário do secretário de Segurança do Rio de Janeiro, Mariano Beltrame.

"Segundo o secretário de Segurança, 'não existem soluções' mágicas para acabar com a violência de uma cidade com mais de mil favelas, dominadas até hoje, exceto uma dezena delas, pelo poder paralelo dos narcotraficantes, melhor armados geralmente do que a polícia", diz o "El País".

O assunto estava na primeira página do site do jornal argentino "El Clarin" com o título: "Rio de Janeiro: Narcotraficantes fazem reféns em hotel de luxo".

O site da emissora de TV Al Jazeera, baseada no Catar, afirma que a segurança é uma das principais preocupações do Rio de Janeiro que se prepara para sediar a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

A Al Jazeera destaca que o governo conseguiu acabar com o tráfico em 10 favelas e que o Intercontinental é um dos hoteís mais procurados por estrangeiros embora ressalte que as nacionalidades dos reféns não foram reveladas.

O jornal americano "The New York Times" trouxe o título: "Homens armados invadem hotel no Rio de Janeiro".

Já o site da emissora americana CNN preferiu destacar que o episódio deixou uma vítima fatal, com a manchete: "No Brasil, uma pessoa morre em tiroteio em hotel".







Funcionários do hotel que foram feitos refens, após ficarem na mira dos criminos,
são libertados; uma pessoa morreu

FONTE: FolhaOnline

3 comentários:

  1. Destaco o seguinte: bandidos fortemente armados, escoltando chefe em via pública; invasão por bandidos de um hotel de luxo superlotado por turistas endinheirados; mais de 1000 favelas em situação precária no Rio e apenas 10 com policia/serviços públicos pacificadores; poder paralelo do narcotráfico; uma vitima fatal; hospedes estrangeiros e funcionários feitos reféns. Não bastasse tudo isto, infelizmente o blog não reproduziu a barricada usada por bandidos, moradores, turistas, transeuntes e policiais foi um CAMINHÃO DE COLETA DE LIXO. RETRATANDO A SEGURANÇA: noticias para alimentar jornais, inclusive, internacional e depois esquecidas ou renovadas por outras; fomentar discursos politicos, promessas vazias e imputação de culpas e responsabilidades. E agora candidato, o que você tem a nos dizer? Lembro-lhe que o caso não é isolado no Rio de Janeiro, temos os nossos históricos em Riachinho, Manga, Montalvânia, Ubai, dentre outros...
    Ass: Ms cicv/olisa

    ResponderExcluir
  2. O caso recente verificado em hong kong, China , Manila envolvendo o sequestro de um ônibus, com sete mortos, merece ser destacado neste blog que até agora não publicou nada. Acho que todo material jornalistico sobre este assunto servirá para a reflexão de militares que compõem grupos táticos, espero que eles colaborem com suas experiências, visões e criticas sobre o tipo de técnica empregada no adentramento.

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo,
    Com certeza o corrido no hotel de luxo do Rio de Janeiro não é um caso isolado. Milhares de casos, em diferentes proporções, acontecem no nosso cotidiano. O que nos fez abordar sobre a matéria foi pela repercussão a nível internacional, sabemos que o Rio de Janeiro é cartão de visita no exterior, isso confirma o que dizem 'lá fora' sobre o Brasil; que a "a segurança aqui é vulnerável", lamentável!
    Mas, vamos investir em segurança no nosso estado, Minas Gerais, sobretudo do nosso norte - mineiro.
    Para isso, conto com você!

    Um abraço

    ResponderExcluir