sábado, 11 de setembro de 2010

Ficha Limpa X Voto Consciente

por Irlete Gomes

O projeto Ficha Limpa é uma campanha da sociedade civil brasileira com o objetivo de melhorar o perfil dos candidatos e candidatas a cargos eletivos do país. Para isso, foi elaborado um Projeto de Lei de Iniciativa Popular sobre a vida pregressa dos candidatos com o objetivo de tornar mais rígidos os critérios de quem não pode se candidatar - critérios de inelegibilidades. O projeto foi aprovado no Congresso Nacional e sancionado pelo presidente Lula. Teoricamente, isso significa que, daqui para frente, teremos eleições mais corretas, mas claras.


Bem, teoricamente, sim, mas na prática a história é outra. Em primeiro lugar, porque a aplicação prática do projeto vai depender da celeridade da Justiça em julgar os processos dos políticos. Em segundo lugar, porque esse julgamento terá de ser em reunião do Pleno, ou seja, decisões monocráticas não valem.

Mas, isso não é o maior entrave. Na realidade, nem precisaríamos de um projeto desses moldes, se tivéssemos uma população consciente dos seus deveres de cidadão. E pra quem não sabe, o voto é um dos mais importantes instrumentos de cidadania.

Políticos desonestos nunca deixarão de existir. Podem aparecer tantos quantos projetos sejam para evitar isso. Eles sempre se proliferarão de alguma forma.

Por outro lado, eleitores conscientes também poderão se proliferar. É preciso procurar sempre primar pelo voto consciente.

Infelizmente, o Brasil tem um histórico de políticos corruptos. Para complicar, os reflexos do coronelismo ainda se mantêm, onde alguns políticos têm verdadeiros “currais eleitorais”, forçando seus “comandados” ao fatídico “voto de cabresto”.

Se quisermos eleições realmente limpas, está na hora de começarmos uma campanha paralela pelo voto consciente.

Façamos, então, um trabalho de conscientização para que 2010 seja um ano de eleições exemplares e que, mesmo que o Ficha Limpa não vingue, possamos escolher pessoas sérias para nos representar

Nenhum comentário:

Postar um comentário